Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Geografia do Município

Recursos Hídricos



Hidrogeologia: Aquífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresentar fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentando uma vazão média baixa de 3,05 m3/h e uma profundidade de até 60m, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/l com restrições para consumo humano e uso agrícola.Aquífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos de terraços dos rio e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.Hidrologia:Bacia Hidrográfica: Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu Rios Principais: de Upanema, do Carmo e Adquinhão Riachos Principais: das Cróas, da Vaca Morta, da Cachoeirinha Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000m3 Público: Morcego 7.900.000 Comunitários: Pimenta 381.750, Velho 213.700, São Paulo 100.000.

Aspectos Geológicos

Geologicamente a área do município abrange terrenos pertencentes ao Embasamento Cristalino, representado por rochas dos Grupos Caicó e Seridó com idade do Pré-Cambriano Médio a Inferior (1.000 a 2.500 milhões de anos), caracterizado por migmatitos variados, granitos e granitóides, gnaisses, xistos, anfibolitos, cortados localmente por veios de quartzo, egmatitos ( com idade de 500 milhões de anos) e diques de basalto (com idade de 2,5 milhões de anos).

Relevo

De 200 a 400 metros de altitude.Serras: Pintada, do Passarinho, João do Vale, das Carnaúbas, do Vital, dos Cajueiros, das Pinturas, Cabeço do Areré.

Solos

Solos predominantes e características principais: Bruno Não Cálcico Vértico: fertilidade alta, textura arenosa/argilosa, fase pedregosa, relevo suave ondulado.Uso: pecuária extensiva, de maneira precária, recomenda-se intensificar o cultivo de palma forrageira para garantir alimento para o rebanho no período de estiagem e algum cultivo de milho, feijão e agave.Aptidão Agrícola: regular e restrita para pastagem natural, aptas para culturas de ciclo longo, como algodão arbóreo , sisal, caju e coco, algumas área indicadas para preservação da flora e da fauna ou para recreação.Sistema de Manejo: médio e baixo nível tecnológico em que as práticas agrícolas dependem do trabalho braçal e da tração animal, com implementos agrícolas simples.

Formação Vegetal

Caatinga Hiperxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhadas. Entre outras espécies, destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.Carnaubal - vegetação natural onde as espécies predominante são a palmeira e a carnaúba. Os carnaubais são espaçados e iluminados.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO